quarta-feira, 29 de julho de 2009

Sustentável 2009

Sustentável 2009 se trata do 3º Congresso Internacional sobre Desenvolvimento Sustentável, que acontece entre os dias 4 e 6 de agosto, na capital paulista.

Segundo informações do site:

"Durante os três dias do evento, representantes do poder público e do setor privado, líderes de ONG’S, profissionais da mídia e estudantes vão se reunir para discutir novos caminhos que estimulem as empresas a redesenhar as fronteiras de seus negócios com base nas ideias e práticas do desenvolvimento sustentável.

Também estarão em pauta a valorização da educação no processo de criação e a perenidade de uma cultura sustentável entre pessoas e organizações."

As inscrições podem ser feitas através do site.

Clique aqui.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Premio von Martius

Hoje o Prêmio von Martius é um dos mais importantes do setor e o único do gênero no País a obter o selo carbon free, por fazer a compensação de todo o gás carbônico dispensado desde o início de suas atividades até a cerimônia de premiação. Desde 2008, o evento tem conquistado também o selo Sustentax de sustentabilidade, reduzindo ao máximo os efeitos nocivos ao meio ambiente e à sociedade durante a premiação.

Desde a primeira edição do Prêmio von Martius até hoje, 1.464 projetos foram inscritos, analisados e auditados nas categorias Humanidade, Natureza e Tecnologia, dos quais 82 foram premiados e 12 receberam menções honrosas.

Von Martius, que dá nome à premiação, é conhecido como o “rei das palmeiras”, por ter catalogado diversas espécies de palmáceas – sua grande paixão – entre milhares de plantas nativas brasileiras. O médico, botânico e desenhista alemão Carl Friedrich Phillipp von Martius passou dois anos e meio viajando pelo Brasil, entre 1817 e 1820. Nascido em Erlangen, cidade próxima a Munique, na Baviera, em 17 de abril de 1794, chegou jovem às terras brasileiras, onde percorreu, junto com o zoólogo Johann Baptiste von Spix, diversas regiões, começando pelo Rio de Janeiro, passando por São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Maranhão, Pará e Amazonas.

As inscrições para a premiação desde ano já estão abertas.

Clique aqui para saber mais.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Sustainable Business

Quais são as empresas que mais contribuem para o desenvolvimento sustentável no mundo todo? Bom, é possível saber as 20 que mais contribuem graças ao boletim Progressive Investor, publicado anualmente pelo portal Sustainable Business.

A SB20, como é mais conhecida, tem como critérios principais para essa escolha a importância das empresas no mercado e suas atitudes sustentáveis.

Clique aqui para ver a lista de 2009.

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Indicações de leitura...

Os Desafios da Sustentabilidade – Fernando Almeida

Neste livro, Fernando Almeida reúne exemplos e estudos de caso em que ações integradas transformaram a vida de comunidades inteiras, sem desrespeitar a capacidade do ambiente. Assim, incita à mudança de atitude não só porque o planeta corre perigo, mas também porque é lucrativo - em médio e longo prazos - investir na sustentabilidade.

Canibais com Garfo e Faca – John Elkington

Este é um livro realmente útil. De forma pragmática e convincente analisa e identifica como as empresas deverão proceder para sobreviver com sucesso nos próximos anos, mantendo o foco na sustentabilidade, na qualidade ambiental e na saúde dos negócios, apesar dos ciclos e crises econômicas que assolam de tempos em tempos este mundo globalizado.

O Capitalismo na Encruzilhada – Stuart L. Hart

É um manifesto para as empresas no séc. XXI. O prof. Stuart L. Hart oferece um modelo resumido para gerentes conciliarem a preocupação com o planeta com a criação de riqueza e demonstrar a inequívoca ligação entre ambos. Este livro é um marco no debate sobre a crescente responsabilidade das empresas na sociedade.

Comunicação e Estratégias de Mobilização Social – Márcio Simeone Henriques

Os textos que constituem este livro discorrem sobre a necessidade de pensar os meios de comunicação de massa não como atividade fim, mas, sim, como atividade meio que explora o potencial educativo gerado pela participação ativa do cidadão em todo o processo.

Consciência e Desenvolvimentos Sustentável nas Organizações – Hoyos Guevara (org.)

Os autores propõem-se a despertar uma reflexão abrangente em empresários, executivos e gestores sobre o tema da sustentabilidade. Esta obra ajudará aos gestores a pensarem de uma forma diferenciada e crítica o desenvolvimento sustentável, o que levará à tomada e a implantação de decisões equilibradas e responsáveis nas organizações.

Ética e Responsabilidade Social nos Negócios – Patrícia Ashley (org.)

O norte do livro continua sendo fugir da visão tradicionalista, mercantil ou puramente filantrópica, mostrando o papel estratégico da responsabilidade social nos negócios, alicerçado em exemplos e casos reais ocorridos no Brasil.

Meu Jeito de fazer Negócios – Anita Roddick

Este livro conta, de forma empolgante e entusiasmada, a biografia da inglesa Anita Roddick e a história de seu empreendimento The Body Shop. Depois de ter trabalhado na Divisão dos Direitos da Mulher da Organização Mundial do Trabalho, órgão da ONU, Anita decidiu abrir um negócio diferente. Idealizou e fundou uma empresa de cosméticos chamada The Body Shop que, além de vender produtos naturais, com matérias-primas que não foram produzidas com o uso de agrotóxicos, utilizavam embalagens feitas de materiais recicláveis e menos sofisticadas.

O Desafio da Colaboração – Rosa Maria Fischer

A autora apresenta, para cada conceito, um estudo de caso de empresas que já o aplicaram e analisa as principais características da aliança em estudo. É um livro voltado para a construção de um empreendimento econômico que espere mundo mais justo, com menos desigualdade e no qual é defendida a idéia de que todos podem dar e receber.